Contador de Visitas Contador de Visitas Gratis

terça-feira, 28 de maio de 2013

Torta de Bis com ganashe de Cream Cheese



Sério mesmo, gente linda, essa torta é perfeita para quem quer fazer um jantarzinho para amigos ou para o dia dos namorados. É tão fácil que você vai poder investir mais tempo em outros pratos mirabolantes ;-)

Há algum tempo atrás, eu fiz uma torta de bis branco para comemorar o aniversário de Carol Matheó, junto com meus melhooooores amigos do trabalho (Sarinha, Queguida, Rossane, Miga Linda, Vitórios, dentre outros) e a torta fez o maior sucesso. Sempre quis repeti-la mas nunca na vida tive tempo, pois eram camadas, recheios, coberturas....afe...muita coisa... rs Foi então que semana passada eu resolvi fazer uma releitura, um embrião, um resumo, por assim dizer, daquela torta que tinha ficado em minha mente.

Para começar a saga de "sorte" não achei o Bis branco tradicional, e só aqueles com sabor e eu não queria. Mas vou te contar um segredo, às vezes eu acredito que certos pratos e receitas tem vida própria e se você se esforça de verdade para seguir o que está na sua mente, mas no meio do percurso algum errinho, imprevisto ou improviso se faz presente, é pq tinha que acontecer daquele jeito e boas surpresas normalmente surgem, como na vida real. Bom, o negócio é fazer sua parte, da melhor e mais completa maneira possível, mas se surpresas acontecerem, brinde sua presença e aproveite o melhor que ela tem pra te dar.

Mas vamos lá!


  • 2 tabletes de chocolate branco (170g cada)
  • 300g de cream cheese
  • 1 caixinha de Bis do preto (é, só achei esse, mas foi a melhor coisa que me aconteceu)
só!!!!!!! eu avisei que era uma versão resumida. Resumir é comigo mesmo! hehehehe

Seja forte. Parta o bis em pedaços grosseiros e NÃO ROUBE NENHUM (mentira, eu roubei dois, mas fica entre a gente, ok?). amasse de forma bem irregular entre os dedos para que tenhamos pedaços grandes, pequenos, farelos... mais ou menos como está na foto. Reserve (de preferência longe do alcance dos olhos rss)






Derreta delicadamente o chocolate em pedaços e banho maria. 

Cuidado para não deixar cair água, pois pode estragar o chocolate. 

O ideal é esquentar a água num ponto que sua mão suporte a temperatura, colocar o chocolate em um recipiente seco e limpo de vidro, colocar este recipiente, já com o chocolate, numa panela com a tal água quente, sem que caia água no chocolate e vá mexendo de vez em quando, até ele derreter.

Assim que derreter o chocolate, misture o cream cheese até que fique homogêneo. mas tem que ser rápido, senão o chocolate brando começa a ficar estranho rs como um ganashe, só que com cream cheese no lugar do creme de leite.


Depois de homogêneo, misture o bis delicadamente e agora vamos para a parte da engenharia. como vai a geladeira para firmar, não unte a forma. Você pode usar uma com ou sem fundo removível, mas será importante untá-la de uma forma muito especial, com papel alumínio. Ah, guarde pelo menos uma "mãozinha" de bis picado para a próxima etapa.






Forre toda a forma do lado de dentro com papel alumínio (um pedaço bem grande), salpique um pouco do bis picado para a parte de cima ficar bem bonita ao desenformar, disponha nosso creme gordo de chocolates e cream cheese nela.


Para criar uma superfície plana, eu pressionei delicadamente um prato descartável, protegi o armengue com as bordas que sobraram da grande folha de papel alumínio...




... e levei á geladeira até firmar e gelar (pelo menos 1 hora, ok?).






Tire da geladeira, retire facilmente a forma, pois será impossível que grude, já que o papel alumínio fez uma proteção entre a torta e a forma.








Depois vá destacando delicadamente o papel alumínio.




Mesmo que rasgue a folha, não se preocupe, o que importa é sua torta ficar meiga e deliciosamente enformada.



Pronto, pode servir com uma geléia de morango (caseira mesma quantidade de morango é a de açúcar e uma bandinha de limão até dissolver e ficar brilhante ;-), ok?) ou você pode servir, pura... uma calda de chocolate amargo, enfim... use sua criatividade e arrase! Bjs e obrigada!

Um comentário:

  1. Ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei, vou fazer também!!!! A Diva da cozinha!

    ResponderExcluir