Contador de Visitas Contador de Visitas Gratis

sábado, 23 de outubro de 2010

Parmegiana Mcgyver



Ai, tava aqui em casa e fui preparar meu almoço e me recusei a comer bifinho grelhado blá, blá, blá... resolvi dar uma vasculhada na geladeira em busca de tesouros arqueológicos para resgatar um almocinho mais "à minha altura" rssss

Achei o bifinho de alcatra (de guerra), um molhinho pronto chamado Quero (com sabor de Manjericão), queijo e presunto da padaria e 1 dedo de farinha de rosca... pensei, hum, isso dá uma parmegiana de araque, mas dá! Só faltava o ovo, mas pelo menos 1 ovo todo mundo tem em casa, né?

Tá, bom! Antes de vocês reclamarem, sei que cozinheira que se preze não usa condimentos e molhos prontos, mas vamos lá, gente, era uma situação de emergência... oi? não convenci ainda? tá bom, vamos lá, última cartada: quem nunca na vida usou um molhinho pronto, um sazon, ou qualquer outra coisa do gênero, nem que tenha sido para uma situação emergencial, pode parar de ler e mudar de site. Eu deixo!

Ah... se você continuou, massa! Significa que além de curioso é prático quando tem que ser. E vou lhe contar, algumas coisas podem surpreender, ou pelo menos, satisfazer às necessidades imediatas!

Ah, esta receita é para um prato individual.

Ingredientes

1 bife de alcatra (já bem batido com martelo para ficar bem macio - devo confessar que achei o bife no freezer e mainha já o tinha temperado com sal, alho e cominho - é o tempero que ela, carinhosamente chama de "sarealho" rsss)
1 ovo
noz moscada
pimenta do reino
sal
2 colheres de sopa de farinha de rosca
2 fatias de queijo (o ideal é um queijinho melhor, mas usei o prato peba mesmo que tinha em casa)
1 fatia de presunto
1 xic de molho de tomate
azeite de oliva
3 folhinhas de hortelã miúdo
1 batata grande previamente cozida no vapor (vou contar a história da batata, calma...)]
2 torradinhas (vou explicar também, que agonia!)
2 colheres de sopa de manteiga

Modo de fazer

Quebre o ovo num prato bata-o com um garfo. Envolva os dois lados do bife nesta mistura de ouro e logo depois na farinha de rosca.
Esquente uma frigideira e ponha um filete de azeite de oliva e uma colher de sopa de manteiga (o óleo vem antes para não queimar a manteiga). Frite bem o bife dos dois lados e reserve.
Numa travessinha de vidro, deite mais uns filetes do gostoso azeite e faça uma trilha de molho de tomate, e neste cristal rubro e dourado, coloque seu bifinho beleza.

Olha, não vou mentir, resolvi dar uma incrementada no molho e queria manjericão pra combinar com o sabor de origem, mas achei no meu vasinho do quintal umas folhinhas de hortelã tão simpáticas olhando para mim, que resolvi aceitar o cortejo. Coloquei então mais um pouco do molho de tomate, os pedacinhos do refrescante e revigorante hortelã, e, claro, uma pimentinha do reino moída na hora, que é minha marca registrada!
Pedacinhos daquele que deveria ser mozzarela, mas era prato e depois cobri tudo com o manto de presunto. Pronto!
HUm! Que nada! E a sobra do ovo batido que ficou me olhando e perguntando "Pô, e eu? Vou pro lixo?" oh... o bichinho... não, vem cá, vem. Ralei aquela noz moscada pra despertar, mais um pouco de pimenta, sal, e, como sou uma moçoila delicada, pincelei o presunto com a mistura "oval". Mas ainda sobrou (ô bicho pra render é ovo, viu!) e derramei logo aquela linda mistura de ouro por todo o prato.
Pra finalizar, quebrei umas torradinhas (olha ela!) e fiz aquela foligem crocante por cima do tesouro. Forno a 200º só para derreter o queijo e fazer uma crosta alternada e crocante do ovo com a torrada.
Agora, sim. Pronto, acabou. Mas aí você me pergunta: E a batata? (ainda bem que não foi: e o bambu? rsss) Bem, tinha que comer esta parmegiana fajuta, porém gostosa, com alguma coisa e achei uma batata cozida (eu ia fazer uma batata recheada no dia anterior, mas desisti e coloquei na geladeira com paple alumínio).
Amassei a batata, fui pra frigideira com azeite, manteiga (pra dar um gostinho) umas pitadas de sal e dei uma fritada nos dois lados (é simples, crocante e dá um toque especil em qualquer prato! guardem esta dica para sempre!). Parmesãozinho raladinho por cima e hum... saboreie nas fotos!

Um comentário:

  1. Hummm... Que delicia!
    E vc sempre se reinventando!
    Sucesso Paty!

    ResponderExcluir