Contador de Visitas Contador de Visitas Gratis

sábado, 4 de fevereiro de 2012

ACARAJÉ




É isso aí, amigos! Sem mitos, sem mistérios, sem esconder pulo do gato. Receitinha facílima, original, honesta e sucesso garantido. A unica coisa que você precisa, além de ingredientes, amor e disposição, é a paciência, aí seu bolinho ficará uma "dilíça" rsss

Anote aí vá:

- 500g de feijão fradinho
- 1 cebola média
- 1/2 xícara de água
- 1 colher de sobremesa (rasa) de sal

só? é, minha nega, só. Ah! e azeite de dendê e uma cebola pequena inteira para fritar os acarajés.

Na Bahia você encontra nas feiras "feijão de acarajé" que nada mais é que o feijão fradinho quebradinho. Mas você pode comprar no seu supermercado de costume o feijão fradinho e dar umas "pulsadas" no liquidificador só pra dar umas quebradinhas básicas, assim a casca sairá mais fácil. Sim, minha filha, o feijão tem que ser descascado rsss
Bem, com o feijão quebradinho em mãos, ponha-o de molho em água por algumas horas e retirando as cascas com uma peneirinha. É possivel que você tenha que esfregar os feijões uns contra os outros nas mãos facilitando a saída das cascas e se achar necessário, trocar a água algumas vezes (lembra do momento paciência? então, é esse mesmo rsss).

Mas vá com fé, não xingue o feijão porque ele não tem culpa... aproveite para agradecer às pessoas que o plantaram, ensacaram e o fizeram chegar ao supermercado onde você pôde comprá-lo. Quando acabar de agradecer a tanta gente, já estará tudo limpo, tudo lindo!




Descascado, é hora de processá-lo junto com a cebola descascada. Se você não tiver processador e tiver que batê-lo no liquidificador, é possível que tenha que usar um pouquinho (um pouquinho, ouviu bem?) mais de água. Não vai desandar, mas seu acarajé ficará mais fofinho que o tradicional. Mas tudo é festa! Ah! Misture o sal, viu?


Ponha numa panela bem alta, pegue uma colher de pau comprida e agroa é hora de sentar na frente da televisão, ou colocar uma música bem alegre, de preferância bem baiana e bater a massa, sempre fazendo movimentos retos, como que traçasse uma linha, na mesma direção. Não mexa em círculos. Bata a massa vigorosamente, mas com sua suavidade, sempre no movimento reto.

Quando você perceber que a massa aumentou um pouco de tamanho, porque entrou mais ar e ela está mais fofa, aí sim, é porque chegou a tão esperada hora!! FRITAR!

Aqueça o azeite de dendê com a cebola descascada inteira dentro (por favor, não frite em outro azeite, nem misture com óleo. Será um crime para com seu paladar; ele pode até te processar por propaganda enganosa. rsss).

Vá moldando os bolinhos com a ajuda da colher de pau e de uma colher de sopa e deitando-os sobre o aziete quente. De um bolinho para o outro, sempre molhe a colher de sopa em água, pra não ficar acumulando massa e grudar tudo.

Pronto, fritou de um lado, fritou do outro, retira, escorre num papel absorvente e Nhaaaaaaaac!! Só alegria na Bahiaaaaa!

Um comentário: