Contador de Visitas Contador de Visitas Gratis

sexta-feira, 27 de maio de 2011






Torta de Maçã com chocolates e caramelo de castanhas

Hum.... it's all about love! Esta receita se trata de amor e carinho com todas as sobras que você tem na geladeira. Trata de gratidão pelos amigos novos que você faz e compartilham com você o saborear, compartilham o tempero e a boa, a excelente prosa! 
Abra um espaço na bancada, mesa, banquinho... e vá catando na geladeira e no armário:
  • 1 maçã grande fuji (na verdade foi pura sorte tê´la deste tipo sobrando em casa. Ela é melhor que as outras para esta torta, por ter a polpa mais firme, resistente! E um cheirinho...hum...)
  • 1 limão (ele, sempre ele rsss)
  • água
  • 1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 e 1/2 xícaras de açúcar refinado para a torta
  • 1/2 xícara de açúcar para a castanha caramelada
  • 75g de... açúcar (é, é docinho mesmo) para o caramelo de maçã
  • 3/4 de xícara de leite em pó, nao vou fazer pressão pra ser Ninho, mas tem que ser do "gotoso" rsss
  • 1 pitada de sal
  • 2 ovos inteiros
  • 3/4 de xícara de óleo de girassol pra fazer sua vida brilhar
  • 200ml de leite de coco, também do gostosão
  • meia colher de sopa de fermentos
  • meia colher rasinha de sopa de... hum.... canela! "dilícia!"
  • uma mão cheia de castanhas de caju torradas sem sal
  • essência de baunília
  • pastilhas de chocolate meio amargo e branco (pode ser também uma barra de cada, quebrada aos pedaços)
Catou tudo, meu filho? Agora vem a parte boa (a ótima é só no final: comer hehehe!!).
Descasque a (s) maçã (s) bem descascadinhas, tire as semnetes (devolva para a terra) e ponha numa tigela com água e o sulco do limão limão. O limão evita que a maça escureça. Reserve.



Pegue a manteiga e derreta lentamente, eu derreti naquele forninho elétrico mesmo. Enquanto derrete...




Junte os ingredientes secos da torta: a farinha de trigo, o açúcar (1 e 1/2 xíc), o leite em pó, a canela e o sal, tudo peneiradinho beeeeem finiiiiiinho. 








Junte os ovos inteiros. Sabe o que é bom? Tirar uma pelinha branca do ovo, essa aí, ó, que eu estou mostrando, porque tira aquele cheiro de "galinha" que o ovo traz em sua essência. Todo respeito à mãe do carequinha, mas cheirinho de cocó em doce não pega bem, né?

Então você mistura tudo muito bem, com sua colherzinha de pau, que já tem sua energia fantástica, mentalizando coisas boas e agradecendo por ter esses ingredientes em sua tigela. Como vai ficar meio farofado, junte o óleo e o leite quente, e por último o fermento. Vá misturando delicadamente, incorporando os ingredientes. Após homogeneizados, dê uma batida mais vigorosa, misturando bem e pensando num bolo bem macio enquanto mistura! 

Eu gosto muito de deixar minhas massas descansarem, para os ingredientes se conhecerem melhor e reagirem entre si. Não tem um tempo certo, é o tempo mesmo de você fazer a base do caramelo amanteigado para deitar as maçãs. Lembra da manteiga derretida? ponha o açúcar reservado para o caramelo, meia colher de chá de baunilha, misture bem.




Agora monte sua obra de arte, com muito carinho, fazendo aquela higiene mental. Cozinhar é um excelente exercício para a meditação.

Às vezes a gente reclama que não consegue "esvaziar" a mente... vamos treinar concentrar numa coisa só, pensando numa etapa por vez. Esta torta é um excelente exercício de carinho. veja: unte a forma, faça o forro de tudo, depositando o caramelo de manteiga ao fundo.

Agora vá deitando as maçãs, uma fazendo "conchinha" com a outra. Observe que o desenho final é fácil, basta se concentrar e agir que tudo dá certo no final, assim como todas as situações na nossa vida.


Forre com metade da massa, disponha as alegrias de chocolate (com fartura, hein, gente!), quem não gosta de uma boa surpresa, né?!! Mais uma vez a massa e leva ao fornete da Bahia! heheheh.



Só pra sofrer mais um pouco hehehe, vamos ao caramelo de castanha de caju e maçazinha. Leve o fogo o açúcar do caramelo, a baunilha e deixe derreter até ficar marronzinho que nem eu. junte a maçã picadinha, depois as castanhas e disponha numa superfície lisa (pode ser o fundo de uma forma de bolo mesmo, menina). Depois de seco, quebre tudo, fazendo um crocante gostoso e graúdo como a gente gosta! Reserve.

Asse a torta numa forma untada e enfarinhada por 40 minutos ou até enfiar uma faca e esta sair limpa. Desenforme e decore com o crocante de castanha e delicie-se!! Obrigada pela visita!  Bjss










crocante de castanha quebradinho
3 fatias finas de maçã picadas para o crocante de castanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário