Preparados? Essa receita é um abuso de poder! Pra quem gosta de bacalhau e camarão, é claro... se você tem alergia, meu filho, ô dó...nem leia, nem veja as fotos. Por outro lado, se você for daqueles que fica regrando ingrediente, não leia, não faça esta receita, porque ela é espaçosa, abusada, cheia de moral rsss
Olha, é uma recita para comemorar algo, e serve muito bem 5 ou 6 adultos a fim de comer coisa gostosa e especial.
Primeiro, ao mercado, vamos comprar os Ingredientes:
700 g de bacalhau (do caro ou do barato, veja a situação do seu bolso, mas faça com carinho que vai ficar “gotoso”)
500 ml de azeite de Oliva (sai pra lá se a acidez for mais de 0,5%, hein! Leia o rótulo!)
18 ovos grandes (sendo 6 cozidos picados grosseiramente, pero sem perder a delicadeza, please!)
500 g de azeitona sem caroço (verde, pode ter da preta também pra fazer um charme)
1 molho de salsinha e 1 de cebolinha (tudo bem picadinho)
1 litro de leite
1 limão siciliano grande e bonito, por favor
1 limão qualquer (daqueles que só dizem sim rsss)
4 a 5 dentes de alho amassados
Sal a gosto
Cuidando do seu bacalhau (lá ele!)
Primeiro de tudo, faça esta receita com pelo menos 6 a 7 horas de antecedência (nunca menos!!!). Vamos dessalgar o bacalhau:
Lave só com água corrente para tirar o “grosso” do sal. Depois ponha o baca num escorredor de macarrão e coloque o escorredor dentro de uma vasilha, de forma que o fundo do escorredor fique suspenso e então encha tudo de água, para que o baca fique mergulhado (assim, à medida que o sal for se desprendendo do peixe, ele se acumulará no fundo da vasilha, ficando longe do bacalhau).
Beleza, agora é amaciar o bichinho. Coloque o bacalhau já dessalgado numa panela com água e leve ao fogo por 5 minutos no máximo (não deixe a água ferver, por favor).
Enquanto isso ferva leite suficiente para cobrir o baca.
Escorra o bacalhau da água quente e descarte-a. Recoloque o bacalhau na panela e cubra-o, delicadamente, com leite fervente (não leve ao fogo!!) tampe-o e deixe que o bacalhau se reconforte neste leitinho fofo por 20 minutos. Após este procedimento, descarte o leite e desfie o bacalhau.
Lave e limpe os camarões à sua maneira. Ponha-os numa tigelinha com água e o suco do limãozinho. Deixe por uns 10 a 20 minutos no máximo. Escorra beeeeeem a água, deixando os camarões o mais seco possível. Agora junte aos camarões o alho amassadinho e raspas de um lado do limão siciliano. Ponha num saquinho plástico, bem juntinho e amarradinho e leve à geladeira por, no mínimo 30 minutos. Agora espere e dê segmento à etapa seguinte.
Pronto, agora sim: Modo de fazer
Ponha azeite de oliva suficiente (eu não economizo, pois se for gostoso, dá um sabor... agora, não vá ensopar demais pro bicho fica oleoso!!!) num refratário de vidro (de bom tamanho) e ponha o bacalhau já desfiado. Agora vá compondo sua sinfonia, delicadamente, magistralmente, musicalmente!
Tempero verde...oba! Batatinhaaaa.obaa! Azeitonasssss......obaaaaa! Ovos cozidos......com cuidadoooooo, mas também obaaaaaaaa!!!
Tempero verde...oba! Batatinhaaaa.obaa! Azeitonasssss......obaaaaa! Ovos cozidos......com cuidadoooooo, mas também obaaaaaaaa!!!
Massa, esse prato já está filé, se quiser e só acertar o sal, o azeite e esquentar no forno e já ta gostozão...mas se você gosta de perfeição, me dê a mão e vamos pular juntos para a próxima etapa. Venha! 1, 2, 3 e já!!!
Nuvem de camarão!!
Esquente uma frigideira antiaderente, e ponha um fio de azeite de oliva (é, aquele mesmo, tem que fazer render, minha filha!). Disponha os camarões, de o forma que eles meio que fritem, adquirindo a cor de pôr-do-sol. Provavelmente você não conseguirá fritar todos de uma vez, senão a temperatura gelada dos camarões termina por esfriar a frigideira. Vá aos poucos. A que eu uso, por exemplo tem uns 30cm de diâmetro e eu levo “três viagens” pra fritar 1kg. Tenha paciência, pois apressado come cru! E outra!!! Os camarões devem ficar no fogo, no máximo 4 a 5 minutos. Depende muito do seu fogo (uiiiiii, rsss) mas é simples, arredondou e coloriu, tiraaaaa rápido!!! Veja a foto do ponto certinho, até porque, lembre que eles ainda vão ao forno e camarão cozido demais vira borracha da faber castel. (olhe, cansei de escrever sobre camarões, se você ainda fizer errado, desista e peça uma pizza!!)
Camarões fritos, deixe-os reservados fora do fogo.
Pegue os 12 ovos restante, guarde as gemas pra fazer outra receita qualquer e super bata as claras em neve.
Não tem mistério o ponto. É bater bem de forma que se você virar a tigela de cabeça para baixo, as claras fique paradas, presas e imóveis no teto da tigelinha, a la Tom Cruise em missão impossível.
Cubra delicadamente seu bacalhau (mais uma vez, lá ele Rss) com esta nuvem e depois decore-a com os camarões fritos.
Aí, minha filha, é só levar ao forno (180 a 200°) só pra gratinar a nuvem de clara, lembrando um édem tropical, abrir um vinho, tirar do forno e correr pro abraço!!
Detalhe que a sobremesa foi um bolo delicioso de Banana Caramelizada que Titi (Paulinho, meu sobrinho) fez...afeeee delíciaaaaaaa olha o pedacinho aí, de dar água na boca!
Menina....que sucesso viu!! Nossa! Super prático e com certeza deve estar deliciosooooooooooooooooooooooo!! Nhac nhac
ResponderExcluirE essa sobremesa....hummm...completou o cardápio!!
Parabéns Paty!!
Angel Marques
Tudo maravilhosamente lindo, imagino então que os aromas e sabores foram de arrasar!
ResponderExcluirParabéns pelo blog, pelas fotos apetitosas e estou seguindo!
Visita o meu também, o assunto não é comida, mas também envolve arte! rs
Abraços
Obrigada, Gica! A cozinha está de portas e cheiros abertos para você! Obrigda pelos elogios, as fotos são tiradas por nós mesmos, no ato do "crime", quant mais quentinha a comida, mais "gostosa" a foto! Seu blog tb é um luxo! Amei sua arte.
ResponderExcluirô Angellll, vc sempre tão atenciosa!! obrigada pelos comentários. em março tô aí pra gente se ver.
ResponderExcluirbjsssssss