Tempero e Prosa é um cantinho da cozinha onde a gente se encontra pra curtir uma boa prosa bem temperadinha com sabores e condimentos. Seja bem vindo e obrigada pelo acesso!
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Bifun Bubu
Aí vocês me perguntam: Este é o Bifun Tradicional? E eu, do alto da minha classe, respondo, é claro que eu não faço idéia. Espero que esta receita não ofenda nenhum companheiro oriental, mas não há nenhum traço de audácia em ensinar a fazer o Bifun de verdade, mas compartilho aqui uma delicia de prato, inspirado naqueles que a gente come em divinos restaurantes orientais. Não sei se está certo, mas o sabor compensa o “erro” rsss. Vamos errar deliciosamente juntos?
Esta receita foi “alquimistada” a quatro mãos, 2 minhas e 2 do meu amor, então ela é pelo menos um ungüento mágico de companherismo. Experimente chamar quem você gosta pra fazer e comer com você, enquanto bebericam um saque, vinho ou suquinho de maracujá...
Imprima e compre os Ingredientes:
1 e ½ kg de camarão fresco (descascado e limpo – descansado em água c limão por uns 15 min)
1 limão (aí o limão pra que é, ó)
2 vidrinho de shoyo
3 bons dentes de alho
½ repolho (cortdo em tiras)
1 pimentão de cada cor (verde, vermelho e amarelo) cortado em tirinhas
Pitadas de Ajinomoto
1 cenoura grande (cozida no vapor e cortada em tiras)
½ bouquet de brócolis (cozido no vapor e separados os “bouquezinhos”)
Azeite de oliva
½ molho de cada (salsinha e cebolinha) picadinhas e fresquinhas
1 pacote de macarrão para bifun (facilmente encontrado em supermercados ou casas orientais. É feito de arroz, é bem finiiiiiiiinho e faz cócegas em minha boca rsss)
1cebola média (em tiras finas)
Fazer este prato é fácil. É uma composição, mas que demanda sensibilidade, carinho, pois estamos lidando com seres delicados, macarraozinho fininho, legumes, camarões, então, antes de fazer esta delicia, faça as pazes antes com você, com seu dia, respire fundo, abrace seu ajudante da vez e parta para o fogão na certeza de que tudo o que ficar pronto ali, será divino e se entregue à cozinha!
Quer saber o Modo de Fazer? Então anote:
Agora é só fazer aquela miscigenação bonita de cores e sabores, parecida com nossa cultura brasileira, e mexe, remexe e joga a mão pra cima e diga “ui” porque, mainha, só cheiro já está de matar...hummmmm ponha shoyo do camarão, mexa mais um pouco, reserve.
É delicia!!!
Postado por
Paty Gonçalves
às
11:25
1 comentários


Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
Bacalhau com nuvem de camarão
Preparados? Essa receita é um abuso de poder! Pra quem gosta de bacalhau e camarão, é claro... se você tem alergia, meu filho, ô dó...nem leia, nem veja as fotos. Por outro lado, se você for daqueles que fica regrando ingrediente, não leia, não faça esta receita, porque ela é espaçosa, abusada, cheia de moral rsss
Olha, é uma recita para comemorar algo, e serve muito bem 5 ou 6 adultos a fim de comer coisa gostosa e especial.
Primeiro, ao mercado, vamos comprar os Ingredientes:
700 g de bacalhau (do caro ou do barato, veja a situação do seu bolso, mas faça com carinho que vai ficar “gotoso”)
500 ml de azeite de Oliva (sai pra lá se a acidez for mais de 0,5%, hein! Leia o rótulo!)
18 ovos grandes (sendo 6 cozidos picados grosseiramente, pero sem perder a delicadeza, please!)
500 g de azeitona sem caroço (verde, pode ter da preta também pra fazer um charme)
1 molho de salsinha e 1 de cebolinha (tudo bem picadinho)
1 litro de leite
1 limão siciliano grande e bonito, por favor
1 limão qualquer (daqueles que só dizem sim rsss)
4 a 5 dentes de alho amassados
Sal a gosto
Cuidando do seu bacalhau (lá ele!)
Lave só com água corrente para tirar o “grosso” do sal. Depois ponha o baca num escorredor de macarrão e coloque o escorredor dentro de uma vasilha, de forma que o fundo do escorredor fique suspenso e então encha tudo de água, para que o baca fique mergulhado (assim, à medida que o sal for se desprendendo do peixe, ele se acumulará no fundo da vasilha, ficando longe do bacalhau).
Beleza, agora é amaciar o bichinho. Coloque o bacalhau já dessalgado numa panela com água e leve ao fogo por 5 minutos no máximo (não deixe a água ferver, por favor).
Enquanto isso ferva leite suficiente para cobrir o baca.
Lave e limpe os camarões à sua maneira. Ponha-os numa tigelinha com água e o suco do limãozinho. Deixe por uns 10 a 20 minutos no máximo. Escorra beeeeeem a água, deixando os camarões o mais seco possível. Agora junte aos camarões o alho amassadinho e raspas de um lado do limão siciliano. Ponha num saquinho plástico, bem juntinho e amarradinho e leve à geladeira por, no mínimo 30 minutos. Agora espere e dê segmento à etapa seguinte.
Pronto, agora sim: Modo de fazer
Massa, esse prato já está filé, se quiser e só acertar o sal, o azeite e esquentar no forno e já ta gostozão...mas se você gosta de perfeição, me dê a mão e vamos pular juntos para a próxima etapa. Venha! 1, 2, 3 e já!!!
Nuvem de camarão!!
Camarões fritos, deixe-os reservados fora do fogo.
Pegue os 12 ovos restante, guarde as gemas pra fazer outra receita qualquer e super bata as claras em neve.
Aí, minha filha, é só levar ao forno (180 a 200°) só pra gratinar a nuvem de clara, lembrando um édem tropical, abrir um vinho, tirar do forno e correr pro abraço!!
Detalhe que a sobremesa foi um bolo delicioso de Banana Caramelizada que Titi (Paulinho, meu sobrinho) fez...afeeee delíciaaaaaaa olha o pedacinho aí, de dar água na boca!
Postado por
Paty Gonçalves
às
09:04
4
comentários


Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postagens (Atom)