Contador de Visitas Contador de Visitas Gratis

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Peixe assado com crostinha e de farinha de mandioca


Amigos, fiz esse peixinho no intuito de uma receitinha menos calóricas que as normais que eu como rs

Fui na peixaria aqui perto de casa e pedi ao peixeiro, afinal ele entende mais que eu, uma opção de peixe gostoso, carne firme (não gosto dos peixes molengos e cartilaginosos, tipo arraia e afns) e de sabor simples, ele me deu a opção do filé de San Peter ou Saint Peter, um peixinho nobre, com a carninha de sabor suave e bem branquinha. Exatamente como eu queria! Palmas para o profissional peixeiro!

Bem, queria ele simples, mas saboroso, então peguei:

2 filés sem espinha (aproximadamente 250g cada)
1 colher de chá de açafrão
2 limões
pimenta do reino (para moer na hora, já sabe)
sal a gosto
2 colheres de sopa de farinha de mandioca (da fina, nordestina, mas que vc encontra em qualquer hipermercado)
1 colher de chá de Kummel (vá na feira ou onde vende condimentos e peça, sempre tem, mas pouca gente conhece. Parece uma mini erva-doce)
1 colher de sobremesa de flocos desidratados de cebola, alho e salsa (se não quiser fazer em casa, pode usar o que vem pronto tb)
tomatinhos cereja
1 colher de sopa de óleo de coco
azeite de oliva para regar
3 folhinhas de louro

Comece dando aquela regada nos dois lados do peixe com o suco de um dos limões (suco integral, só espremer, ok? nada de água, muito menos açúcar rs). salpique um pouquito de sal e pimenta do reino em ambos os lados também. Reserve, ligue o forno para pré-aquecer em 180 a 200°.
Enquanto seu peixinho pega gosto (uns 10 min) e pré cozinha com a acidez do limão, vá cuidar dos tomates, lave-os, corte em metades, e agora mãos à obra.


Numa assadeira, de preferência anti-aderente, passe o óleo de coco, disponha delicadamente os dois filés de peixe, e agora é só na "salpicagem" rs regue um pouco do azeite de oliva no lado que ficou pra cima, agora salpique o Kumel, a açafrão, os flocos mistos e por último a farinha, apenas na banda de cima do peixe, tá? Pra formar uma crostinha beeem levinha ;-) coloque as folhas de louro por entre os peixes, disponha as metades de tomate cereja e por cima deles ponha azeite, sal e pimenta.


Leve ao forno pré aquecido e asse por 45 minutos ou até a carne do peixe ficar completamente assada, porém firme e suculenta ;-) Regue com mais limão.







Os tomatinhos vão virar quase um purê, de tão molinhos, é só puxar a casquinha, além deles, eu servi com arroz branco, cenoura ralada e purê de mandioquinha e ficou mara!








Nenhum comentário:

Postar um comentário