Contador de Visitas Contador de Visitas Gratis

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Camarão com abacaxi e queijo de cabra

Honestamente, uma das minhas melhores invenções. Exótica e maravihosa!



Eu fiquei muito feliz com esse presente de aniversário que me dei, pois pensei em juntas duas coisas que gosto muito, que são camarão, como vcs já estão cansados de saber rss, e o queijo de cabra, que eu amo, mas como pouco pq é meio expensive...

Amigos, por favor, me prometam que vocês vão fazer, porque é muuuuuito, muuuito, muuuuuuuuuuuuuuuuuuito deliciosaaaa. Pra começar:

- 1kg de camarão grande ou médio limpo e lavado com limão
- 100g de queijo de cabra de boa qualidade
- 1 caixinha de creme de leite
- 2 colheres de sopa de óleo de côco
- 1 colher de sobremesa de óleo de côco
- 1 pimenta dedo de moça, picadinha e sem as smentes
- 5 raminhos de salsa picadnhos
- 3 raminhos de coentro picadnhos
- 2 raminhos de cebolinha picadnhos
- 1 colher de sobremesa rasa de kumel (tempero seco q vc acha em qualquer barraquinha de feira que venda temperos. qualquer. parece uma mini erva-doce)
- 1 abacaxi grande e maduro (de preferencia docinho)
- 4 bons dentes de alho amassados
- raspas de 1 limão siciliano
- sal a gosto

Para começar, tempere o camarão com as raspas de limão e o alho. Deixe por meia hora descansando.

O modo de fazer esta receita é meio polvo. tudo tem que ser feito ao mesmo tempo para aproveitar os cozimentos e as liberações de sabores, ok?


Abra o abacaxi "ao comprido" e retire a polpa macia, cortando ela em cubos. Faça isso com cuidado para não furar as metade do abacaxi, pois elas serão seus pratos.


Numa frigideirinha aquecida, antiaderente, ponha os cubinhos do abacaxi e espere que cada lado fique marrom para ir virando. Quando todos estiverem marrons, ponha a colher de sobremesa do óleo de coco e reserve.




Aqueça uma frigideira antiaderente, ponha as colheres de sopa de óleo de coco e refogue o camarão, inclusive já coloque o kumel. Observe que sairá um líquido. Tire cerca de 2 colheres de sopa deste caldo e ponha nos cubinhos de abacaxi ainda quentes (lembra dos tentáculos do polvo, é minha véia, se vire!). Ao refogadinho de camarão, acrescente creme de leite e os
demais temperos mega aromáticos! só deixe de lado a cebolinha, tá?



Corte o queijo de cabra em lascas e ponha nessa panelinha ainda sendo aquecida. Como ele é firme, não derreterá muito. Mas tem que servir em seguida, ok?

pronto, agora disponha este camarão delicioso nas duas metades de abacaxi, salpique com a salsinha e, se quiser, com um bom qiejo parmesão ralado (mas nada daquele do pacotinho, pq vai estragar o sabor, promete? Se só tiver daquele, não coloque nesta receita, ok? guarde para outra) por cima de tudo, ponha os cubinhos de abacaxi tostados e se delicie com esta maravilha exótica! muuuuuuuuuuito bom! confie em mim!

sábado, 4 de fevereiro de 2012

ACARAJÉ




É isso aí, amigos! Sem mitos, sem mistérios, sem esconder pulo do gato. Receitinha facílima, original, honesta e sucesso garantido. A unica coisa que você precisa, além de ingredientes, amor e disposição, é a paciência, aí seu bolinho ficará uma "dilíça" rsss

Anote aí vá:

- 500g de feijão fradinho
- 1 cebola média
- 1/2 xícara de água
- 1 colher de sobremesa (rasa) de sal

só? é, minha nega, só. Ah! e azeite de dendê e uma cebola pequena inteira para fritar os acarajés.

Na Bahia você encontra nas feiras "feijão de acarajé" que nada mais é que o feijão fradinho quebradinho. Mas você pode comprar no seu supermercado de costume o feijão fradinho e dar umas "pulsadas" no liquidificador só pra dar umas quebradinhas básicas, assim a casca sairá mais fácil. Sim, minha filha, o feijão tem que ser descascado rsss
Bem, com o feijão quebradinho em mãos, ponha-o de molho em água por algumas horas e retirando as cascas com uma peneirinha. É possivel que você tenha que esfregar os feijões uns contra os outros nas mãos facilitando a saída das cascas e se achar necessário, trocar a água algumas vezes (lembra do momento paciência? então, é esse mesmo rsss).

Mas vá com fé, não xingue o feijão porque ele não tem culpa... aproveite para agradecer às pessoas que o plantaram, ensacaram e o fizeram chegar ao supermercado onde você pôde comprá-lo. Quando acabar de agradecer a tanta gente, já estará tudo limpo, tudo lindo!




Descascado, é hora de processá-lo junto com a cebola descascada. Se você não tiver processador e tiver que batê-lo no liquidificador, é possível que tenha que usar um pouquinho (um pouquinho, ouviu bem?) mais de água. Não vai desandar, mas seu acarajé ficará mais fofinho que o tradicional. Mas tudo é festa! Ah! Misture o sal, viu?


Ponha numa panela bem alta, pegue uma colher de pau comprida e agroa é hora de sentar na frente da televisão, ou colocar uma música bem alegre, de preferância bem baiana e bater a massa, sempre fazendo movimentos retos, como que traçasse uma linha, na mesma direção. Não mexa em círculos. Bata a massa vigorosamente, mas com sua suavidade, sempre no movimento reto.

Quando você perceber que a massa aumentou um pouco de tamanho, porque entrou mais ar e ela está mais fofa, aí sim, é porque chegou a tão esperada hora!! FRITAR!

Aqueça o azeite de dendê com a cebola descascada inteira dentro (por favor, não frite em outro azeite, nem misture com óleo. Será um crime para com seu paladar; ele pode até te processar por propaganda enganosa. rsss).

Vá moldando os bolinhos com a ajuda da colher de pau e de uma colher de sopa e deitando-os sobre o aziete quente. De um bolinho para o outro, sempre molhe a colher de sopa em água, pra não ficar acumulando massa e grudar tudo.

Pronto, fritou de um lado, fritou do outro, retira, escorre num papel absorvente e Nhaaaaaaaac!! Só alegria na Bahiaaaaa!